Inovação pode ser um conceito bastante amplo, certo? Entretanto, quando relacionado ao empreendedorismo, o termo incorpora o sentido de explorar estrategicamente ideias inéditas, a fim de potencializar resultados de negócio.
Conectar novas ideias ao escopo de projeto das empresas é tratar da implementação de uma gestão de inovação.
Ou seja, para que um negócio seja considerado verdadeiramente inovador ele deve mitigar ações/projetos/ideias e ambientes inovadores, bem como precisa saber como mensurar se essas práticas proporcionam uma transformação significativa interna (processos) ou externa (para os consumidores)
Por aqui já falamos sobre os benefícios de desenvolver inovação junto ao empreendedorismo, além de dicas para levá-la para a rotina da sua equipe.
Agora, vamos mostrar alguns exemplos de empresas que usaram a inovação para superar o contexto de crise dos últimos anos.
TOP 10 empresas mais inovadoras do mundo
A Fast Company, marca referência em mídia de negócios, divulgou a lista das empresas mais inovadoras de 2021, no âmbito global.
Em meio a um contexto sem precedentes, marcado pela crise sanitária, o levantamento avaliou empresas por setor, identificando quais implementaram soluções criativas e conseguiram superar os desafios do momento.
O ranking mostrou as marcas de biotecnologia na liderança, como era de se esperar pelo desenvolvimento das vacinas contra a Covid-19.
Confira abaixo quais outras empresas preencheram o requisito de inovação e empreendedorismo segundo o estudo.
- Moderna (Vacina Covid-19)
- Pfizer-Biontech (Vacina Covid-19)
- Shopify (Auxiliou pequenas lojas a superarem a crise)
- SpaceX (corrida espacial)
- Springhill Company (Pessoas e conteúdos)
- Epic Games (Big Techs)
- Netflix (Streaming)
- Tock (Restaurantes)
- Microsoft (Softwares)
- Graphika (Rastreio de desinformação)
Embora 2022 ainda não tenha chegado ao fim, a Fast Company já fez as suas apostas de empresas inovadoras para os próximos meses.
——————————————
Relacionar inovação ao empreendedorismo requer disciplina e estratégia.
Uma tecnologia apenas não é capaz de consagrar processos e produtos como inovadores, pois isolada não produz efeito significativo.
É preciso ir além: investir em planejamento, incentivo e capacitação contínua.
Na Captarmais você tem acesso ao curso de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, voltado para pessoas que buscam se diferenciar, atrair clientes e novos negócios através do empreendedorismo, da inovação e tecnologia.
O objetivo é levar o participante a aprimorar competências, desenvolver a criatividade e ter uma visão estratégica de negócios mais abrangentes, com abordagem multidisciplinar, que permitirá a identificação de oportunidades, além do desenvolvimento de ideias disruptivas.