Empreendedorismo e inovação: como aplicar na sua empresa?

Empreendedorismo

Empreendedorismo e inovação são termos indissociáveis. É difícil pensar em um cenário empreendedor que não tenha como premissa um mindset voltado ao novo, ao ineditismo, às soluções que apresentem algo diferente do que já está posto. 

Ao mesmo tempo, precisamos desmistificar que “inovação” significa somente o investimento em super tecnologias ou ideias totalmente mirabolantes. 

A inovação é entender em como atender a demanda interna dos colaboradores e dos clientes da melhor forma, com menores recursos e com maior retorno. 

Além disso, diferente do que muito se pensa, ela não é nata, ou seja, um dom.

A inovação pode ser trabalhada e potencializada por algumas atividades básicas. Abaixo você descobre como. 

O que é Inovação? 

De acordo com o Dicionário Oxford, Inovação significa ato ou efeito de inovar, ou, ainda, aquilo que é novo, coisa nova, novidade. 

Ou seja, de forma geral falar em empreendedorismo e inovação é tratar sobre ideias que consigam aliar as demandas do mercado ao que está disponível em termos de tecnologia por todos os segmentos, com um objetivo: transformar experiências. 

Dessa complementação, percepção de contexto e tecnologia, há o desenvolvimento de novos processos, métodos, meios e instrumentos, outras soluções e, também, serviços que ainda não haviam sido elaborados, ou, que não tinham sido elaborados em sua máxima potência. 

É a partir da inovação que as empresas garantem sobrevida no mercado e que outras surgem. 

A inovação é responsável também por assegurar que as organizações atuem de forma preventiva e não corretiva, antevendo contextos e percebendo oportunidades. 

Promover a inovação não é uma tarefa simples, mas totalmente possível. 

Requer pesquisa, atenção aos desejos dos consumidores, estímulo dos colaboradores, domínio técnico, desejo por arriscar, senso de correção rápido, entre outros pontos.

Vantagens de pensar em empreendedorismo e inovação

A partir da implementação de uma cultura de inovação nas empresas, é possível identificar diversos benefícios e vantagens. 

Desenvolvimento de liderança 

O ecossistema empreendedor já solicita que seus profissionais sejam proativos, líderes e dispostos aos riscos. 

Junto à inovação os gestores e funcionários da empresa se sentem mais confortáveis em apresentar ideias, fazer networking e testar hipóteses. 

Todas as habilidades e competências podem ser trabalhadas, assim como prevê a metodologia do lifelong learning – aprendizado ao longo da vida. 

Permanência no mercado

Provavelmente você já deve ter ouvido falar no time da Blockbuster, principal rede de locadoras de filmes do mundo, que negou a se associar à Netflix, na época, recente no mercado. 

Pois bem, o restante desta história já conhecemos! 

É neste contexto que o empreendedorismo se conecta à inovação, para vislumbrar oportunidades e se lançar ao novo, mesmo que ainda incerto. 

Com isso há a manutenção das marcas no mercado e a compreensão de necessidade das empresas para os consumidores. 

Inclusive, um dos tópicos abordados no Fórum de Administração ainda em 2018 já previa que negócios que não tinham intenção de investir em inovação estariam fadados ao desaparecimento nos próximos anos. 

Equipe motivada 

Quando a empresa se preocupa com a relação de empreendedorismo e inovação, ela também assume um compromisso de criar um ambiente propício para que esse processo ocorra. 

Uma cultura organizacional inovadora estimula os funcionários a se desenvolverem, bonifica os colaboradores que levam ideias para organização e promove o brainstorming dos setores. 

A resposta para essa postura é a otimização de processos, soluções criadas a partir de diferentes perspectivas e por isso mais completas, além de um time motivado a entregar mais resultados. 

É nesse mesmo cenário que a empresa entende que cada funcionário pode se desenvolver de uma forma e apresentar talentos de variadas maneiras. Isso também faz parte da inovação. 

Não precisa custar caro

Como dissemos anteriormente, inovação não significa necessariamente investimentos em recursos muito valiosos. 

Há formas de se inovar sem qualquer ônus financeiro para a empresa. 

A premissa de um empreendedorismo eficiente é a observação das demandas antigas do mercado, do contexto atual e dos clientes. 

Dessa maneira é possível pensar no desenvolvimento de atividades inovadoras que já estejam prontas para serem executadas, como por exemplo um atendimento humanizado, uma comunicação que integra marca e histórias dos clientes, etc. 

Dicas para relacionar empreendedorismo e inovação no seu negócio

1) Invista em capacitação

Tanto para gestores quanto para os times técnicos, capacitações, treinamentos e cursos são a base de uma mente pensante em novas soluções. 

Como diz Einstein “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. 

Se seus funcionários e gestores não se abrem a novos pontos de vista, referenciais teóricos e práticos e às tendências do mercado, dificilmente sairão do mesmo. 

Por isso, estimular a capacitação é fundamental. Você pode optar por palestras, Ted Talks, ou, até mesmo, investir em treinamentos empresariais. 

A Captarmais, nova edtech do mercado, desenvolveu uma trilha de conhecimento exatamente sobre essa correlação entre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Que tal conhecer?

2) Observe o cenário

Observe o cenário de forma completa: concorrentes, clientes, contextos antigos, como o seu segmento se apresenta em outras partes do mundo. 

Esteja sempre atento ao que surge no mercado e ao que ainda não foi solucionado.

Dessa prática podem surgir várias oportunidades. 

3) Conheça a sua empresa 

Parece um pouco óbvio dizer que é necessário saber o que se tem, para entender onde se quer chegar, certo? 

Mas, essa é uma tarefa essencial para garantir inovação ao empreendimento e muitas vezes passa despercebida. 

Desenhe a trajetória da empresa, alinhe os objetivos, quais caminhos ela irá percorrer, como deseja fazer isso. 

Ou seja, saiba o que é a sua empresa, para que ela serve, como ela transforma a vida do cliente e do colaborador, o que ela deseja fazer agora. 

4) Não tenha medo de arriscar

Empreender e inovar requerem riscos. 

Insira projetos que testem as ideias que seu time tiver na rotina da sua empresa. 

Você não precisa inovar sem alguma base ou sem esperar algum retorno. 

Planeje como validar uma inovação, teste-a por determinado tempo e veja se realmente há conexão com o seu negócio. 

Mas, não espere que algum concorrente teste para você. 

5) Desenvolva uma cultura interna inovadora

De nada adianta somente um funcionário ou a diretoria terem um comportamento inovador. 

Inovação requer cultura organizacional! Estimule seus funcionários a buscarem desenvolvimento e aperfeiçoamento.

Garanta um ambiente de trabalho transparente, saudável e que permita que os colaboradores tenham tempo para consumir conteúdos e prazeres diferentes do trabalho do dia a dia. 

É pouco provável que um funcionário insatisfeito contribua com soluções inovadoras. 

Uma alternativa para essa ideia é apostar em tendências que tem se popularizado na educação, como lifelong learning, gamificação, universidades corporativas, entre outras pautas.  

6) Direcione seus esforços para os clientes

Referência de marketing no mundo, Philip Kotler, uma vez disse “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. 

Diante disso, não restam dúvidas que dar atenção à sua base de consumidores é imprescindível. 

Os clientes dão várias dicas de sua insatisfação antes de se desligarem da marca. Caso a sua empresa tenha uma equipe de CS (customer success) atenta, a jornada do cliente será efetiva e corrigida onde contiver o erro. 

Além disso, valorize quem é um elogiador da sua marca. 

Em resumo: tenha o cliente como seu aliado, escute-o. 

————————————————

Empreendedorismo e inovação andam lado a lado e exigem um mesmo comportamento: aprendizado contínuo! 

Conheça detalhes do curso de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, da Captarmais, aqui!

Tags :
Empreendedorismo

Compartilhe

Nosso Blog

Vai te levar para o futuro

Aqui você faz a imersão nos principais temas da realidade exponencial! Falamos sobre tendências, inovações e novas tecnologias do universo da Educação 5.0

Precisa de ajuda?