O mercado está cada vez mais rápido e competitivo. Por isso, contar com profissionais que dominem planejamento, organização, execução e também o ato de delegar funções é extremamente necessário para a rotina das empresas.
Esse é basicamente o escopo de trabalho de um gerente de projetos.
Neste conteúdo você fica por dentro de algumas vantagens de se investir em curso de gestão de projetos ainda em 2022.
O que faz um gerente de projetos
A pessoa encarregada por gestão de projetos vai ser responsável por ter um olhar completo sobre todas as etapas e departamentos da empresa, visando otimizar processos e garantir a qualidade do serviço ou produto final.
O profissional deve planejar, organizar, executar e delegar ações dos projetos das empresas, sempre com foco na rentabilidade e eficiência das ações.
É uma profissão que demanda conhecimentos específicos e também genéricos por trabalhar com todas as cadeias produtivas de determinada empresa ou, claro, projeto.
4 Motivos para investir em um curso de gestão de projetos
1) Versatilidade de vagas de trabalho
Um gerente de projetos pode atuar nas etapas de diversos modelos de negócio, independente do segmento.
Afinal, toda empresa precisa que suas ações sejam mapeadas, planejadas, executadas e mensuradas, certo?
Dessa forma ao investir em um curso de gestão de projetos você amplia suas oportunidades de encontrar vagas e de desenvolver a sua carreira.
2) Gestão de projetos é uma das profissões do futuro
A Forbes divulgou em dezembro de 2021 que, dentre as expectativas para o mercado profissional de 2022, a queda no desemprego brasileiro era uma aposta certeira da FGV IBRE.
Além disso, o veículo identificou nesse cenário quais as profissões estariam em alta ao longo deste ano. A de gerente de projetos, focada no setor de engenharia, foi uma das elencadas.
Portanto, a hora de fazer um curso de gestão de projetos é o quanto antes.
3) Variedade de serviços
Um gerente de projetos pode atuar tanto para uma empresa somente, garantindo a manutenção e efetividade dos projetos de uma só organização, quanto pode direcionar sua força de trabalho para um planejamento temporário de projetos para variadas fontes.
Ao escolher por essa segunda opção o profissional pode atuar em mais de um segmento, diversificando suas perspectivas, além de conseguir conciliar mais de uma empresa no seu portfólio profissional.
4) Ampliação de networking
Como o gerente de projetos precisa ter uma visão holística sobre cada área de trabalho, acaba tendo contato com diversos profissionais e equipes.
Essa é uma ótima oportunidade para criar uma rede de contato diversificada e talentosa, a qual pode auxiliá-lo em contratações futuras.
Como se tornar um Gerente de projetos?
Atualmente existem diversos conteúdos hospedados na Internet que podem te auxiliar na inserção nesta carreira.
Entretanto, o primeiro e mais importante passo para ser um bom gerente de projetos é investir em uma capacitação confiável, que tenha informações atualizadas sobre o mercado, e seja ministrada por profissionais referência na área.
O curso de Gestão de Projetos da Captarmais proporciona o entendimento da relação existente entre a estratégia das organizações e os projetos.
Além disso, permite ao aluno compreender e relacionar os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos.