A gestão de projetos dentro das organizações ainda é recente no Brasil. Embora haja diversas metodologias aplicáveis à área, as discussões acerca do tema tem se desenvolvido em ritmo acelerado mais recentemente, principalmente, devido ao contexto histórico dos últimos anos
Inclusive, a pesquisa The Impact of the COVID-19 Crisis on Project Business, PMI, de 2020, identificou a necessidade de se aprofundar a gestão de projetos dentro das empresas.
Com a crise sanitária que assolou o mundo, as previsões pautadas no preenchimento de formulários básicos não foram suficientes para de fato gerirem um projeto com efetividade. Muitos negócios precisaram pausar atividades e projetos e não conseguiram contornar a situação de crise.
O que nos mostra que essa é uma área que tem crescido e aberto diversas oportunidades tanto para profissionais que trabalham com ela, quanto para que haja mais sustentabilidade dos negócios.
Neste conteúdo você vai aprender um pouco mais sobre esse universo e as principais metodologias de gestão de projetos.
O que é gestão de projetos
Inicialmente você precisa ter noção do que é um projeto.
Projeto é algo desenvolvido em um determinado prazo, para se alcançar um determinado resultado.
Pode ser um projeto empresarial, projeto pessoal, etc.
Fazer a gestão de projetos significa identificar os recursos necessários para que o resultado final pretendido seja alcançado.
Quanto mais eficiente é um gestor de projetos, mais rentável e otimizado serão os seus processos. Consequentemente, seu produto ou serviço terá mais lucratividade.
Existem várias maneiras para fazer uma boa gestão de projetos e diversas metodologias no mercado.
O importante é reconhecer qual atende melhor às necessidades do seu negócio.
Confira as principais abaixo.
As 5 Principais metodologias de gestão de projeto
1) Kanban
Dentre as formas mais eficientes de metodologias em gestão de projetos estão aquelas visuais.
Este é o caso do Kanban, que utiliza quadros com listas e cartões com tarefas para otimizar os processos.
Esse conceito foi desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, no Japão, e pretendia evitar atrasos nas produções fabris.
É considerado uma metodologia ágil, assim como o Scrum, e pode ser aplicada para qualquer tipo de negócio.
Geralmente divide suas colunas com cards representando as atividades “para fazer, ou to do e inglês”; “fazendo ou doing”; “feito ou done”
Ao finalizar uma das etapas, o funcionário move a atividade para a coluna seguinte.
Você pode adaptar os cards de acordo com as etapas necessárias no seu negócio.
2) Scrum
Assim como a anterior, essa é uma das metodologias ágeis de gestão de projetos e uma das mais populares, sendo utilizada por empresas como Apple e Facebook.
A ideia por trás desse método é transformar um grande projeto em micro células de atuação, criando ciclos menores com entregas em todos eles.
Transparência, inspeção e adaptação são as três premissas do Scrum e requerem que todos os envolvidos no projeto estejam atentos às entregas e às etapas do projeto.
3) Waterfall
Como o próprio nome indica, essa metodologia de gerenciamento de projetos indica a realização de tarefas de forma sequencial – de cima para baixo, como em uma cascata (waterfall).
É uma metodologia mais rígida, indicada para escopos mais bem definidos que não sofram com muitas variações.
Afinal, uma próxima etapa só começará quando as anteriores forem executadas.
4) Project Model Canvas
O Project Model Canvas é inspirado em uma das metodologias mais populares na modelagem de novos negócios – o Canvas.
Assim como seu predecessor, o PMC utiliza folhas de papel A4 e post-its, a fim de reduzir a quantidade de relatórios e documentos.
A ideia é que o processo seja bem intuitivo, visual, voltado para projetos e responda algumas perguntas essenciais: por quê? O quê? Quem? Como? Quanto? E quando?
5) Zopp
Já ouviu falar dessa sigla?
Zopp significa Ziel-Orientierte Projekt Planung, ou, em português, Método de Planejamento de Projetos Orientado por Objetivos.
O principal objetivo dessa metodologia de gestão de projetos é reunir uma equipe multidisciplinar bastante diversificada, para que vários pontos de vista possam contribuir para o sucesso dos objetivos específicos.
—————————–
As metodologias de gestão de projetos são inúmeras, mas nem todas são aplicáveis a todos os tipos de negócios.
É imprescindível buscar capacitação para compreender qual delas atende às demandas da sua empresa e pode proporcionar projetos mais eficientes.
Para profissionais que desejam se dedicar à essa área ou para CEOs que queiram ter uma visão holística dos negócios, o curso de Gestão de Projetos 2.0, da Captarmais, é uma ferramenta importante.
Nele entende-se a relação existente entre a estratégia das organizações e os projetos. Além disso, o treinamento permite ao aluno compreender e relacionar os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos.